Nunes, Lucília2016-10-312016-10-312016-07http://hdl.handle.net/10400.26/15262Comunicação apresentada no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 14 e 15 de Julho de 2016, Universidade de Lisboa, Lisboa, PortugalOs mapas conceptuais têm sido considerados estratégicos para desenvolver e avaliar o conhecimento, baseados numa teoria de aprendizagem e constituindo uma forma de organização dos conceitos em relação a uma temática específica. Utilizámos os mapas concetuais como estratégia de apendizagem e de avaliação, em seminário do 8º semestre dos estudantes de licenciatura (Seminário de Consolidação Holística), com um processo em três etapas: apresentação dos fundamentos e enquadramento teórico dos mapas, instruções de realização da tarefa concreta, solicitando que cada estudante realizasse um mapa conceptual, que representasse as aprendizagens significativas do Curso, usando o software CMapTools e produzisse um descritivo, até 5 páginas, explicitando os fundamentos da organização do mapa. Partilhamos a avaliação da utilização de mapas concetuais, com os dados do questionário aplicado. Não obstante as dificuldades iniciais, é elevado o consenso sobre as vantagens, a organização dos conceitos e a sistemática de pensamento emergem, incluindo valores, processos, competências de valorização major.pormapas concetuaisaprendizagens significativasmetodologias ensino-aprendizagem-avaliaçãoA utilização dos mapas concetuais na expressão das aprendizagens: o caso da Licenciatura de Enfermagemconference object