Gomes, ElisabeteSaraiva, Maria2016-04-042016-04-042015-09-24http://hdl.handle.net/10400.26/12830Este relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, como uma forma de relacionar o trabalho realizado na prática pedagógica e o uso de livros na Educação de Infância. Num ambiente onde predominavam os livros de fichas, a biblioteca da sala não era um espaço significativo para as crianças e a educadora não contava histórias, procurou-se arranjar estratégias que invertessem a situação durante o período da prática pedagógica, através da realização de atividades que potenciassem o contacto com os livros de histórias e que permitissem que o contar de histórias nos guiasse para momentos de aprendizagem prática e lúdica. Para a recolha de informação foi feita uma investigação de carácter qualitativo, recolhendo dados através da observação direta, da análise documental e de uma entrevista com um especialista em Literatura Infantil. Através da análise feita, é possível afirmar que durante a prática pedagógica se inverteu de forma moderada o uso do livro de fichas e que as atividades realizadas permitiram que as crianças interiorizassem conceitos e os utilizassem de forma prática.porEducação Pré-EscolarLivroLiteraturaFichasO uso de livros na educação de infânciamaster thesis201070669