Carvalho, Sofia2014-06-252014-06-252014-06-25http://hdl.handle.net/10400.26/6512No decorrer da evolução, a comunicação desenvolve-se paralelamente ao Homem, desde os primórdios da sua existência até aos nossos dias. Primeiramente, surge enquanto manifestação espontânea do Homem, que ao viver com os seus pares sente a necessidade de se expressar. Como faculdade inerente à sua sobrevivência, o acto de comunicar acompanha-o até às sociedades contemporâneas, onde se destaca como elemento essencial à vida em comunidade. No entanto, sabemos que nem todos os indivíduos comunicam de igual forma, da dispondo da capacidade vocal para se expressarem e interagirem, havendo a necessidade de recorrer a sistemas alternativos para a comunicação. Assim, o presente projeto de investigação resulta de um investimento realizado sobre um dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) - o SPC (Símbolos Pictográficos de Comunicação) - no qual detetamos incongruências formais e inadequações ao universo cultural português. Surge neste contexto a nossa principal motivação, ao consideramos que a intervenção do design, enquanto ferramenta para a comunicação, poderá resolver eventuais deficiências nos SAAC atualmente em uso. Conscientes da nossa problemática, julgamos que o Designer de Comunicação pode desempenhar um papel essencial na concepção da comunicação em crianças com síndrome de Asperger. Desta forma, propomos conceber um Sistema Pictográfico de Comunicação, apostando na coerência formal e simplificação do desenho, com a intenção de melhorar as necessidades diárias do nosso utilizador.porProgramaEducação especialSíndrome de AspergerComunicação visualDesignComunicação visual em educação especial: proposta para um sistema de comunicação no universo do Síndrome de Aspergermaster thesis201000385