Xavier, Lola Geraldes, 1973-Silva, Inês Vindeirinho da Costa2016-03-182016-03-182013http://hdl.handle.net/10400.26/12567Este trabalho tem como finalidade apresentar a Cartilha Maternal e o Método de Leitura João de Deus, como ponto de partida para a aquisição de conteúdos de gramática. Ler e aprender gramática é o tema central deste trabalho que resulta da observação da Cartilha Maternal, apurando a ocorrência de conteúdos gramaticais. Também referimos a aplicação de estratégias práticas, em alunos do 1º ano de escolaridade, que realizam a aprendizagem da leitura e escrita e, no decorrer da mesma, adquirem competências de conhecimento explícito. Como resultado de uma prática pedagógica de nove anos, a metodologia utilizada é qualitativa e usou-se como técnica a observação participante. Como conclusão, podemos verificar que é possível articular o ensino e aprendizagem da leitura e escrita com a aquisição de competências linguísticas, que muitas vezes resultam do conhecimento implícito do aluno, que se manifesta porque a criança já conhece intuitivamente o essencial da estrutura gramatical da língua.porCartilha MaternalEnsino da LeituraEnsino da EscritaEnsino Básico 1º CicloLer e aprender gramática: um desafio a partir do método de leitura João de Deusmaster thesis201334330