Sara Daniela Silva Mendes2019-02-122019-02-122017-08-01http://hdl.handle.net/10400.26/27805O/a educador/a assume um papel fundamental no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, desde que estas chegam ao jardim de infância. Este/a profissional tem como função facilitar o desenvolvimento positivo da criança, nas suas vertentes social, emocional e cognitiva. A prática profissional na educação pré-escolar, deve realçar as oportunidades que fomentamos nas crianças e como as desenvolvemos, pois estas são decisivas para vida futura de uma criança. O objetivo desta investigação passou por conhecer melhor as práticas pedagógicas de educadoras, no âmbito do tema principal deste trabalho, a abordagem à escrita e à leitura na educação pré-escolar. Neste estudo, participaram 10 educadoras de infância, todas do sexo feminino, com idades entre os 29 e os 55 anos, com o grau académico de licenciatura. Os resultados da estatística descritiva incidiram no projeto pedagógico de intervenção, na forma como as educadoras respondem às crianças quando estas lhe pedem para escrever, e como leem e escrevem para as mesmas. Apresentam-se também as atividades que as educadoras aplicam com mais frequência na sua prática profissional. Discutem-se estes resultados como base na literatura e nas orientações curriculares para a educação pré-escolar.por´Educação pré-escolar´´Abordagem à leitura e à escrita´´Práticas pedagógicas´´Educadores/as´Abordagem à Leitura e à Escrita: Práticas Pedagógicas do/a Educador/amaster thesis201924110