Santos, Luís Miguel Pereira TrindadeMartins, Carlos Manuel Martins MonteiroPimenta, Jorge Gomes Da Silva2020-05-062020-05-062010-05-24http://hdl.handle.net/10400.26/32190Em todos os países pertencentes à União Europeia, temos ao nosso dispor um número de atendimento de emergência, o 112. Em Portugal, cabe às Forças de Segurança um primeiro rastreio das chamadas efectuadas para este número. Esse rastreio é efectuado em centrais próprias, onde o pensamento tem de ser rápido e eficaz, pois muitas das vezes estão vidas em jogo. Infelizmente, constatamos que existem chamadas efectuadas para este número, sem que o seu objectivo seja relatar uma real emergência, as denominadas chamadas indevidas. Estas são reprováveis por inúmeros factores, propondo-nos então a efectuar uma caracterização destas chamadas, nomeadamente no que concerne ao seu tipo, proveniência e autor, da variação ao longo dos dias e horas, aferindo a percentagem de significância que atingem no nosso País, com base num levantamento de todas as chamadas efectuadas para o Centro Operacional 112.pt Sul, durante um período de duas semanas. Analisamos ainda ao longo do trabalho, as formas de prevenção deste flagelo nos diversos Estados-Membros da União Europeia, e a possibilidade de aplicação destas medidas em Portugalporemergência112chamadas falsaschamadas indevidasatendimentoAtendimento de emergência e chamadas indevidasmaster thesis201345358