Margarida Ribeiro de Andrade2024-01-022024-01-022023-06-23http://hdl.handle.net/10400.26/48625Hoje em dia, os alunos que frequentam a escola, já nasceram na era digital. Existe uma predisposição dos alunos para utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia, contudo o sistema de ensino ainda está a tentar identificar o método mais produtivo para implementar os recursos tecnológicos na sala de aula. Neste trabalho realizamos uma contextualização histórica sobre a evolução do ensino artístico de música em Portugal até à atualidade. O foco incide sobre como aplicar as aprendizagens essenciais (AE) da disciplina de Formação Musical, e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), em prol de uma aprendizagem mais envolvente e cativante. No início da Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi-nos possível identificar alguns aspetos que poderiam ser melhorados como, o desinteresse pela disciplina, que se refletia não realização ou pouca vontade de realizar tarefas propostas dentro e fora da sala de aula e um comportamento difuso. Numa tentativa de ir ao encontro da realidade tecnológica atual e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, realizámos um estudo sobre a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical, utilizando o método de Sala de Aula invertida com uma amostra de 25 alunos. Ao longo de cinco semanas analisámos a realização de tarefas, aproveitamento, motivação e comportamento dos alunos. Observámos uma evolução positiva dos alunos, nomeadamente houve um aumento no número de alunos a realizar as tarefas propostas dentro e fora da sala de aula; verificámos também que mais alunos tiveram um bom aproveitamento e melhoraram a suas motivação e comportamento na sala de aula. Com estes resultados, concluímos que a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical melhorou e levou a um aumento da motivação e do empenho dos alunos nas tarefas propostas, melhorando em geral o aproveitamento da turma. Palavras-chave: Formação Musical; Ensino híbridoporFormação MusicalEnsino híbridoO ensino híbrido como ferramenta para potencializar as aprendizagens essenciais na disciplina de Formação Musical aplicado no âmbito do PAFCmaster thesis203443560