Domingos Tavares, Victor ManuelCruzeiro Medeiros, Joana Filipa2019-05-202019-05-202019-04-012019-05-20http://hdl.handle.net/10400.26/28606Nos últimos anos, a economia a nível mundial tem surgido com um aumento das trocas comerciais. Os mercados nacionais são substituídos pelos mercados globais criando assim, diferentes espaços de integração formal que permitem trocas e surgimento de distintos modelos de negócios (Dias, 2007). Com o surgimento e extensão dos mercados, com o aumento da concorrência e a constante inovação, tem de existir a capacidade por parte das empresas para conseguir responder aos desafios que lhe são colocados, não se restringindo a "estar" no mercado. A finalidade deste trabalho é analisar todos os factores internos e externos, que influenciam o processo de internacionalização, no qual o método de investigação foi o estudo de caso para a empresa Vianas, SA. A internacionalização exige que as empresas reúnam competências/aptidões singulares, para acederem a um mercado. Para isso, é fulcral avaliar a competitividade que passa pela marca, pelos serviços associados ao produto, e ainda, pelos acordos que estabelece com outros mercados. É importante compreender de que forma a utilização de redes de negócios potencia a competitividade das empresas, num contexto de internacionalização (Dias, 2007). O método de investigação utilizado foi o estudo de caso para a empresa Vianas, SA através da análise qualitativa, explorando os aspetos determinantes que levaram à sua internacionalização, assim como as características internas e os obstáculos presentes durante o processo organizacional levando assim, à apresentação de uma metodologia a utilizar no processo de internacionalização.porEstratégiasInternacionalizaçãoMercado InternacionalMotivaçõesMetodologia para Entrada num Mercado Internacional - Empresa Vianas, S.Amaster thesis202247201