Pinto, ÉliaCabral, Maria João2024-04-172024-04-172024-03-01http://hdl.handle.net/10400.26/50641Introdução: Os problemas de processamento sensorial manifestam-se através de diversos sintomas, com diferentes níveis de impacto na participação ocupacional. Permanece a necessidade da seleção e validação de instrumentos de avaliação para orientar a prática (Pfeiffer et al., 2018). O Toddler Sensory Profile 2 é um instrumento original de Winnie Dunn (2014), foi traduzido para o português europeu pela Mestre Joana Alves (2022) e passou a designar-se “Perfil Sensorial 2: A criança dos 7 aos 35 meses”. Objetivos: Estudar a consistência interna, a validade de construto e a validade discriminativa do instrumento. Método: Consiste num estudo metodológico cuja amostra, selecionada através de um processo de amostragem não probabilístico por redes e por conveniência, é constituída por 234 crianças dos sete aos 35 meses. Recorreu-se ao “Perfil Sensorial 2: A criança dos 7 aos 35 meses” e a um questionário sociodemográfico. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado através do software Statistical Package for the Social Sciences versão 28.0. Resultados: A amostra foi distribuída por 3 grupos (neurotípicas, com perturbação do desenvolvimento e com outras condições), de acordo com as suas características. O Alpha de Cronbach do instrumento, incluindo os 54 itens, foi de a=0,92. Na Análise Fatorial Confirmatória obtiveram-se, quer para as sete secções, quer para os quatro quadrantes várias medidas de ajustamento boas e aceitáveis. Na validade discriminativa, através da Multivariate Analysis of Variance verificaram-se diferenças entre as crianças neurotípicas e as crianças com perturbação do desenvolvimento em cinco das sete secções sensoriais e comportamentais. Alguns resultados das crianças neurotípicas aproximaram-se dos resultados das crianças com perturbação do desenvolvimento. Conclusão: Os valores demonstraram uma boa consistência interna do instrumento. Confirmou-se a estrutura do instrumento, considerando-se adequada a utilização da estrutura original da escala, na população portuguesa. No estudo entre crianças neurotípicas e crianças com perturbação do desenvolvimento, verificaram-se diferenças em cinco das sete secções sensoriais e comportamentais, no entanto, os grupos demonstraram poucas diferenças entre si ao nível dos quadrantes. O estudo permitiu um avanço significativo na validação do instrumento para que seja utilizado na prática dos terapeutas ocupacionais de uma forma credível, em Portugal.porIntegração sensorialCriançasConsistência internaValidade de construtoValidade discriminativaPerfil sensorial 2: a criança dos 7 aos 35 meses: contributo para a consistência interna, validade de construto e discriminativa na população portuguesamaster thesis203567242