Salgado, AntónioIsabel Saraiva Guimarães, Inês2021-04-132021-04-132021-02-11http://hdl.handle.net/10400.26/36204O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música do Conservatório Superior de Música de Gaia, com a Especialidade em Canto, realizado no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Este Estágio Supervisionado teve como objetivo principal implementar uma metodologia com base numa seleção de técnicas de terapia vocal, de modo a alterar hábitos fonatórios e articulatórios, que pudessem causar tensões musculares, tanto da voz falada como da voz cantada, melhorando a qualidade vocal dos alunos de canto. Esta investigação foi realizada de modo a complementar à performance do canto os estudos de técnicas de voz falada, implementando à vertente do Ensino do Canto. Além disso, este estudo procurou encontrar soluções para a problemática das tensões musculares e para as alterações articulatórias e respiratórias durante a performance vocal, resultado talvez da dificuldade que as alunas apresentaram em alterar os mecanismos da voz falada para a voz cantada. Este estudo teve como base explicar as semelhanças entre ambas as ações, facilitando a sua perceção e concretização. O Projeto Pedagógico foi desenvolvido com três alunas da disciplina de Canto, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. As técnicas vocais foram introduzidas gradualmente, consoante as dificuldades individuais de cada aluna demonstradas nas aulas de Canto. Todas as alunas que participaram no Projeto possuíam dificuldades técnicas, como tensões musculares, principalmente a nível da cintura escapular e da língua, anteriorização da cabeça, respiração superior ou clavicular, entre outras. No decorrer das aulas realizadas, após implementação das devidas técnicas referidas pela professora, com o auxílio do método respiratório, do corporal, do método de órgãos fonoarticulatórios, da fala e de sons facilitadores, constatou-se uma otimização da performance vocal no Canto. Com esta intervenção metodológica, as alunas apresentaram uma maior facilidade na execução da voz cantada, tal como da voz falada, demonstrando menos tensões e uma melhor atuação perante a sustentação vocal, a nível corporal (postura), de ressonância, articulatória e a nível respiratório.porcanto líricoterapia da falavozrespiraçãoarticulaçãoA Matriz da fala no cantomaster thesis202695506