Fernandes, FilipaCorreia, Filipa Alexandra Parreira2024-12-062024-12-062024-10-10http://hdl.handle.net/10400.26/53002Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Marketing Digital, no IPAM Porto, sob a coordenação do Professor Dr. Paulo Feliz e pela orientação da Professora Dra. Filipa Fernandes. O intuito desta dissertação é compreender de que modo os Diretórios Jurídicos são uma importante ferramenta de Marketing Digital para a profissão do advogado e como impactam a reputação das sociedades de advogados em geral e o percurso profissional dos advogados. Não podendo designar o nome da sociedade em concreto, da qual irei colocar alguns exemplos, a mesma será referida de ora em diante como a “Firma”. O setor da advocacia em Portugal sempre teve grandes limitações no que concerne à publicitação do seu negócio, onde o objetivo sempre foi garantir uma imagem de idoneidade, seriedade e ética agregada à profissão. Nos últimos anos, e com o forte aumento da concorrência, do próprio setor e mercado, com clientes cada vez mais informados e exigentes e com toda a evolução digital e tecnológica e preocupações relativas à sustentabilidade, também o papel do advogado tem vindo a mudar e a adaptar-se a este setor em franca mudança de paradigma, onde as leis de publicidade, também estas a tornarem-se ligeiramente mais flexíveis e adaptadas a esta transformação de paradigma da atividade e do papel das sociedades portuguesas, permitindo algumas formas de publicidade dos advogados e do seu negócio, passando de uma proibição quase total para uma regulamentação mais flexível. Existem, no entanto, limitações e restrições e a Ordem dos Advogados continua, assim, a monitorizar e a regular essa atividade. As decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) têm influenciado positivamente essa evolução, impulsionando uma maior abertura para a publicidade na advocacia na nossa jurisdição. Em linha com isto, os diretórios jurídicos são, desta forma, um palco da atividade deste setor e dos advogados e uma montra reputacional, sendo uma das poucas alternativas que as sociedades têm de se promover e de espelhar a sua atividade perante a concorrência, stakeholders, clientes e potenciais clientes. Os diretórios são uma importante ferramenta de marketing digital que analisa e fornece um catálogo dos advogados e das sociedades portuguesas e de outras jurisdições, dando credibilidade e promovendo o seu trabalho por via de rankings e de outros materiais de marketing. Nesta dissertação compreender-se-á o papel estratégico que os diretórios jurídicos têm nas sociedades e o impacto do marketing na reputação das firmas no contexto destas restrições de publicidade na advocacia portuguesa.porMarketing digitalAdvocaciaReputaçãoRestrições da publicidadeDiretórios jurídicosMarketing nas sociedades de advocaciaUma análise sobre o impacto do marketing digital e estratégia na reputação das sociedades de advogados no contexto das restrições de publicidade na advocacia: o papel estratégico dos diretórios jurídicosmaster thesis203727630