Cebola, GraçaBrocardo, Joana2018-01-162018-01-162016Cebola, G., & Brocardo, J. (2016). Recursos para a aprendizagem da comparação multiplicativa: reflexão em torno de uma tarefa. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (177-194). Évora: Universidade.http://hdl.handle.net/10400.26/20217Nesta comunicação analisamos uma tarefa cujo objetivo é a exploração da comparação multiplicativa, numa perspetiva de desenvolvimento da flexibilidade de estratégias utilizadas pelos alunos. A tarefa em causa faz parte de uma sequência de tarefas e foi experimentada numa sala de aula de Matemática, numa turma do 6.º ano de escolaridade, no ano letivo 2015/16. A sua abordagem surge no contexto de uma experiência de ensino e de uma investigação que se insere na modalidade de design research. Fundamentamos teoricamente o recurso de aprendizagem proposto, quer sob o ponto de vista da comparação multiplicativa, quer da flexibilidade / adaptabilidade de estratégias. Apresentamos e discutimos uma primeira análise dos dados.porComparação multiplicativaFlexibilidadeEstratégiasTarefasRecursos para a aprendizagem da comparação multiplicativareflexão em torno de uma tarefaconference object