Magalhães, ViolanteGarcia, Ana Luísa da Fonseca Alvelos2018-07-272018-07-272018-06-18http://hdl.handle.net/10400.26/23451Este Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes estratégias, observadas e realizadas, ao longo do percurso do Mestrado em Educação Pré−Escolar e Ensino do no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a realização do estágio, pude identificar, entender e refletir sobre práticas pedagógicas, o que é fundamental para o meu futuro profissional. Devo realçar a importância da elaboração deste Relatório de Estágio para esta reflexão. O Relatório está dividido em quatro capítulos. O primeiro é destinado a relatos diários (num total de dez) de algumas das observações realizadas e que considerei mais pertinentes, bem como de algumas das atividades e aulas que tive oportunidade de realizar junto de crianças de diferentes faixas etárias (3-9 anos), durante o estágio profissional; estes relatos, que cobrem diferentes áreas e domínios da Educação Pré-Escolar e disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são devidamente fundamentados. No segundo capítulo, apresento oito planificações, fundamentadas, de atividades e aulas realizadas por mim junto de diferentes níveis de ensino. No capítulo seguinte, interpreto e fundamento os quatro dispositivos de avaliação de propostas de atividades, que apliquei em diferentes grupos e turmas. Por último, no quarto capítulo, faço a proposta de um projeto, elaborado por mim e pensado para ser feito junto de crianças da Educação Pré-Escolar dos três aos cinco anos. Este projeto, “Bom dia, Leitura & Boa noite, Leitura”, relaciona-se com a promoção da leitura, que considero fundamental que seja feita logo nestas idades. Concluo o meu Relatório de Estágio Profissional com as reflexões finais que visam fazer uma reflexão/ balanço de todo o trabalho realizado ao longo do Mestrado.porrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis201956551