Varela, MiguelGonzalvez Ferreira de Oliveira, Hugo2018-06-082018-06-082015-06-122015-01-27http://hdl.handle.net/10400.26/23064Durante os últimos anos, o mercado automóvel português sofreu várias alterações, resultado quer de mudanças económico-sociais, quer na modificação das escolhas dos potenciais consumidores. Estas mudanças levam a que as marcas de automóveis e as entidades estatais necessitem de obter um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de tomada de decisão dos potenciais consumidores para melhorar o processo de tomada de decisão de gestão, de forma a implementarem estratégias e incentivos que permitam a substituição de veículos mais poluentes e ineficientes por veículos mais eficientes e obterem reduções de emissões de CO2 e do consumo de combustíveis. Esta dissertação pretende contribuir para aumentar o conhecimento que existe sobre o comportamento dos potenciais consumidores de veículos ligeiros de passageiros, e de que forma o processo de tomada de decisão de aquisição de um veículo novo pode ser determinada através da análise de indicadores económicos, para determinar a evolução do mercado automóvel. Pretende-se também pesquisar as opções dos consumidores na escolha de veículos ligeiros de passageiros através da análise de padrões de comportamento. Através desta dissertação, verificou-se que tanto o clima económico como a existência de apoios e incentivos influenciam a venda de veículos ligeiros de passageiros novos em Portugal.porGestão de transporte individualapoio à decisãoperfis de opção de aquisição automóvelveículos comerciais ligeirospadrões de consumosustentabilidade energéticaModelação do impacto do contexto macroeconómico na gestão das opções de transporte individual e na sustentabilidade energética da mobilidademaster thesis201927934