Rosário, Carlos doMendes, ElisabeteBaptista, Ana Rita dos Santos Lopes2025-05-122025-05-122025-04-10http://hdl.handle.net/10400.26/57801Enquanto profissionais de educação, os professores convivem diariamente com famílias que vivem bem de perto a realidade das dificuldades de aprendizagem e também, em muitos casos, das perturbações do desenvolvimento. O contexto educativo é conhecido pelos professores enquanto agentes educadores, mas não está ao seu alcance o conhecimento de toda a realidade, que rodeia a perturbação do desenvolvimento no seio familiar. Parecem ser ainda desconhecidos alguns dos sentimentos, pensamentos, medos e reais necessidades que fazem parte destas famílias, que uma vez conhecidos, poderiam constituir meios facilitadores, em ambiente escolar, do processo de intervenção junto delas. Com a realização desta investigação pretendeu-se contribuir com testemunhos genuínos, as histórias de vida de quem vivencia a problemática da perturbação do desenvolvimento diariamente, para a compreensão dos sentimentos, preocupações, estratégias de adaptação e capacidade de resiliência dos pais, face a um acontecimento inesperado e possivelmente traumático, gerador de stress, angústia e ansiedade, que coloca a família em situação de vulnerabilidade e risco, exigindo reajustamentos individuais, familiares e sociais. O interesse científico deste estudo prende-se com a compreensão da experiência vivenciada pelas famílias de crianças com perturbação do desenvolvimento, conhecendo, em discurso direto, os seus sentimentos, as suas preocupações do presente e do futuro, as necessidades sentidas e as perspetivas das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento. Neste estudo participaram quatro famílias com uma característica em comum, a existência de um/a filho/a com perturbação do desenvolvimento, tendo sido elaborado um guião de entrevista e cada família foi convidada a contar a sua história de vida. Podemos concluir que na generalidade as famílias apresentam preocupações e perspetivas de futuro muito idênticas, embora cada uma delas tenha formas diferentes de reagir perante a perturbação do desenvolvimento que afeta o/a seu/sua filho/a.As education professionals, teachers live daily with families who experience the reality of learning difficulties and, in many cases, developmental disorders very closely. The educational context is known to teachers as agents of education, but they are not privy to the whole reality surrounding developmental disorders within the family. Some of the feelings, thoughts, fears and real needs that are part of these families still seem to be unknown, which, once known, could be a means of facilitating the intervention process with them in the school environment. The aim of this research was to contribute genuine testimonies, the life stories of those who experience the problem of developmental disorders on a daily basis, to an understanding of parents' feelings, concerns, adaptation strategies and resilience in the face of an unexpected and possibly traumatic event, which generates stress, anguish and anxiety and puts the family in a situation of vulnerability and risk, requiring individual, family and social readjustments. The scientific interest of this study lies in understanding the experience of the families of children with developmental disorders, getting to know, in direct discourse, their feelings, their concerns for the present and the future, the needs felt and the perspectives of families with children with developmental disorders. Four families took part in this study with one characteristic in common, the existence of a child with a developmental disorder. An interview script was drawn up in which each family was invited to tell their life story. We can conclude that, in general, the families have very similar concerns and outlooks for the future, although each of them has different ways of reacting to the developmental disorder affecting their child.porFamíliaPerturbações do desenvolvimentoHistórias de vidaFamilyDevelopmental disordersLife storiesSentimentos, preocupações e perspetivas de futuro das famílias com filhos/as com perturbação do desenvolvimento - histórias de vidamaster thesis203941098