Salgado, AntónioSachse, Gisela2018-11-192018-11-192018-07-18http://hdl.handle.net/10400.26/24899O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).porrespiraçãocantoexercícios de respiraçãoperformanceensinoA respiração como elemento fundamental no ensino do cantomaster thesis201980720