Figueiroa, AlcinaAlhinho, Susana2018-05-102018-05-102017-12-21http://hdl.handle.net/10400.26/22849O tema escolhido para esta investigação/ação é “A implementação de uma área das ciências em contexto de sala- seus contributos em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.” Centrou-se numa primeira fase, no ensino do 1º ciclo do ensino básico. Numa turma de 1º ano de escolaridade, e numa segunda fase, na educação pré-escolar numa sala de 5 anos. Com o desenvolvimento do projeto procurou-se identificar as potencialidades investigativas e experimentais das crianças, através da implementação e restruturação de uma área das ciências, bem como evidenciar a influência que as ciências exercem na aprendizagem dos diferentes conteúdos. Como procedimentos para a recolha de dados deste estudo qualitativo foram utilizados: a observação participante; os diários de bordo reflexivos da investigadora; os registos escritos do grupo, registos fotográficos das crianças e as entrevistas aleatórias a alguns dos pais destes grupos de crianças. A análise e interpretação dos dados revelaram que ter uma área das ciências em contexto de sala, motiva para a aprendizagem de novos conteúdos e que enquanto profissionais de educação devemos incutir conceitos e linguagem científica. Os resultados obtidos acrescem ainda a perspetiva positiva da parte dos pais destas mesmas crianças à implementação de uma área das ciências e das atividades que nela podem ser desenvolvidas. Os resultados finais evidenciam ainda uma influência do contacto com as ciências em contexto de sala para o futuro da criançaporEducação científicaÁrea das ciênciasCapacidades InvestigativasA implementação de uma área de Ciências em contexto de sala – seus contributos em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis201905957