Duque, IsabelPinho, LuanaCarvalho, PatríciaCoelho, AnaVale, VeraM. L. Martins, Fernando2023-09-282023-09-282014http://hdl.handle.net/10400.26/46849As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.porConhecimento estatístico para ensinarEducação Pré-EscolarMetodologia de trabalho de projetoformação de conjuntosStatistical Knowledge for teachingPreschool EducationMethodology of project workbuilding setsFormação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partidajournal article