Patrão, Marilene Vida2013-10-142013-10-142013-09http://hdl.handle.net/10400.26/4774O objetivo principal deste trabalho de investigação é apresentar e mostrar o contributo do jogo e da literatura infantil para o desenvolvimento e aprendizagem de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Por conseguinte, houve uma pesquisa científica cuidada para elaborar o enquadramento teórico, de forma, a realizar uma descrição de conceitos, ideias, sistemas e métodos. Procedeu-se, ainda, a um pequeno relato das caraterísticas de alguns métodos possíveis para a investigação e determinou-se qual seria o mais indicado. O método seleccionado foi a investigação-ação (I-A) com o auxílio da entrevista, pelo facto de ser possível observar diretamente o trabalho desenvolvido com a criança, bem como a opinião da educadora de infância sobre o contributo que o jogo e a literatura infantil teve na aprendizagem e no desenvolvimento da CAA em crianças com dificuldades de comunicação oral e/ou escrita. Ao analisar os dados, constatou-se que o jogo e a literatura infantil proporcionam momentos lúdico-pedagógicos positivos para a aprendizagem e para o desenvolvimento de um sistema de CAA, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social da criança.porComunicação alternativaJogoLiteratura infantilO jogo e a literatura infantil: um meio para a comunicação aumentativa e alternativamaster thesis201198355