Ferreira, AnaTavares, Sandra DuarteSantos, Mónica Paula Mota2015-05-212015-05-212014-07-13http://hdl.handle.net/10400.26/8688Este relatório de qualificação para a docência em educação pré-escolar pretende ser um instrumento de reflexão sobre a prática em contexto de estágio. Ao longo da intervenção foram criadas situações de aprendizagem baseadas nas necessidades do grupo, nas metas e no que estas propõem como competências a desenvolver. Competências essas que o educador deve estimular e motivar para que se tornem adquiridas. O tema desenvolvido está relacionado com a importância que as histórias têm e em que medida estas motivam e estimulam as crianças para a descoberta da leitura e da escrita. As histórias são uma forma de ter contacto com experiências a nível intelectual e social e através delas desenvolvemos a imaginação, a concentração, o espírito crítico, a oralidade e o gosto pela leitura e a escrita. Foi com o intuito de desenvolver este último aspeto (gosto pela leitura e a escrita) que teve início o desenvolvimento do relatório. No entanto, e apesar da área de intervenção estar relacionada com uma só área de conteúdo, o pretendido foi trabalhar em conjunto todas as áreas adjacentes, para que o trabalho com as crianças não se tornasse desadequado. Ao longo deste relatório serão abordados aspetos de motivação para a descoberta, descoberta essa que foi centrada na Linguagem e na Escrita com o intuito de despertar as crianças para irem ao encontro do gosto pelos livros e pela leituraporHistóriasMotivaçãoEstímuloLeitura e EscritaLeitura e EscritaRelatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada As Histórias como Estímulo para a Descoberta da Leitura e da Escritamaster thesis201856018