Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dosSimões, Paulo Fernando Pereira FabiãoMendes, Andreia Sofia do Carmo2022-01-262022-01-262021http://hdl.handle.net/10400.26/38997O turismo é um setor chave tanto a nível internacional como nacional, tendo-se difundido rapidamente nas últimas décadas, sendo uma atividade com uma importância crescente no desenvolvimento económico. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus, Covid-19, em março de 2020, a atividade turística parou abruptamente, quer devido ao encerramento de fronteiras, quer pelas restrições em viajar que cada estado membro da União Europeia adotou para conseguir conter a propagação do vírus. O mundo está a mudar muito rapidamente, estamos perante uma 4ª revolução industrial e a atravessar a maior crise económica que o setor turístico alguma vez passou. O presente trabalho permite perceber que o marketing digital, tem assumido cada vez mais importância nas agências de viagens. O “novo” turista está cada vez mais tempo online, sendo mais informado, mais exigente, procura destinos menos massificados e, quando se desloca a uma agência de viagens, já pesquisou previamente o roteiro na internet. Atualmente, o “mundo” digital permite às empresas uma relação mais próxima com os seus clientes, bem como um melhor conhecimento das suas reais necessidades e desejos. Neste contexto, as Agências de Viagens devem assumir uma postura empreendedora, inovadora, criativa, criando uma forte presença online e, estruturando um novo plano de negócios e ou um novo produto turístico. O futuro deste setor poderá passar pela sua afirmação no mundo digital, consciente das suas potencialidades, mas também dos seus riscos.porTurismoMarketing digitalCovid 19Agências de viagensMarketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagensmaster thesis202899624