Martins, Maria José D.Valente, Filipa Sofia Patrício2020-05-202020-05-202020-04-29http://hdl.handle.net/10400.26/32340Esta investigação pretende dar um contributo para a compreensão do fenómeno do bullying na infância, em contexto escolar e de lazer. Para o efeito realizou-se um estudo qualitativo, tendo por base um guião de entrevistas semi-estruturada que foi conduzida com 12 crianças com idades entre os 9 e os 12 anos. Assim, os objetivos desta investigação foram: explorar de que forma os entrevistados ocupam os seus tempos livres, para saber se descrevem ocorrências de bullying espontaneamente; explorar o conhecimento que os entrevistados têm relativamente ao fenómeno do bullying; perceber se os entrevistados já sofreram algum tipo de bullying, se o já praticaram ou se já o observaram, ou seja, se já se encontraram no papel de vítima, agressor, vitima-agressora ou observador, e em que contexto ocorreu (escola, bairro, etc); perceber qual o papel do observador e de que forma e porquê o mesmo intervém ou não face a uma situação de bullying; e perceber como as situações de vitimação/agressão aconteciam e como eram resolvidas. Concluiu-se que a maioria das crianças tinha dificuldade em diferenciar agressão de bullying, que a maioria das crianças não conseguia explicar porque acontece o bullying, que metade das crianças ajudariam perante uma situação de bullying mas também que uma percentagem ainda grande não ajudaria numa situação de bullying, sendo a razão predominante o medo de futuras represálias.This research aims to contribute to the understanding of the phenomenon of childhood bullying in the school and leisure context. For this purpose, a qualitative study was conducted, based on a semi-structured interview guide that was conducted with 12 children aged 9 to 12 years. Taking that in account, the objectives of this investigation were: to explore how interviewed spend their free time, to know if spontaneous bullying occurrences are described; explore the knowledge that interviewed have about the bullying phenomenon; understand if interviewed have ever been bullied, practiced or observed, that is, whether they have been in the role of victim, perpetrator, victim or observer, and in what context (school, neighborhood , etc); understand the role of the observer and how and why he or she intervenes or not in the face of a bullying situation; and to understand how victimization / aggression situations happened and how they were resolved. It was concluded that most children had difficulty distinguishing aggression from bullying, that most children could not explain why bullying happens, that half of children would help in bullying situation but also that a still large percentage would not help in a situation of bullying, the predominant reason being fear of future reprisals.porbullyingcriançasobservadoresprevençãocomportamentos de riscochildrenobserverspreventionrisk behaviorsBullying em crianças: um estudo qualitativo sobre as vítimas, os agressores e o papel dos observadoresmaster thesis202481700