Faria, Cristina Adriana ToscanoMelo, Conceição de Maria Aguiar Costa2018-05-242018-05-242018-05-092018-02-07http://hdl.handle.net/10400.26/22974A voz é a ferramenta mais imediata e eficaz de comunicação que, sendo única e específica para cada indivíduo, assume um padrão próprio, inerente a cada ser humano. As definições de voz podem ser inúmeras e a sua produção está relacionada com fatores biológicos e genéticos, mas também culturais e psicossociais. Além disso, a personalidade, o estado emocional e a forma de expressar as emoções também difereciam a voz. A maioria dos docentes não possui conhecimentos sobre cuidados vocais e a voz é o seu instrumento de trabalho, sendo necessário intervir e consciencializá-los sobre a importância desses cuidados. Objetivos: Identificar possíveis sinais e sintomas vocais apresentados pelos professores; identificar fatores relacionados com os efeitos do mau uso da voz em sala de aula; Orientar os professores quanto aos cuidados vocais. Metodologia: Os dados foram analisados através da aplicação de questionários (questionário de informação inicial e final, QVV e gravação da voz (VoxMetria). Após essa análise, interveio-se através de palestras e workshops e realizaram-se sessões téorico-práticas com o grupo de docentes. Resultados: Percebeu-se melhora quanto aos sintomas e comportamentos vocais apresentados (fadiga, secura, voz fraca, rouquidão e dor ao falar), assim como melhoria nos comportamentos vocais saudáveis. Conclusão: as intervenções realizadas tiveram efeito positivo na saúde vocal desses indivíduos, bem como na melhora na qualidade de vida dos mesmos.Introduction: Voice is the most immediate and effective tool of communication that, being unique and specific to each individual, assumes its own inherent pattern. The definitions of voice can be numerous, their production is related to biological and genetic factors, but also cultural and psychosocial. In addition, the personality, the emotional state and the way of expressing the emotions also differed the voice. Most teachers do not have knowledge about vocal care and the voice is their instrument of work, and it is necessary to intervene and make them aware of the importance of this care. Objectives: Identify possible vocal signs and symptoms presented by teachers; to identify factors related to the effects of teacher misuse in the classroom; Guide teachers about vocal care. Methodology: Data were analyzed through the application of questionnaires (initial and final information questionnaire, QVV and voice recording (VoxMetria), after this analysis, interventions were given through lectures and workshops, and theoretical-practical sessions were held with the (fatigue, dryness, weak voice, hoarseness and pain when speaking), as well as improvement in healthy vocal performances. Conclusion: the interventions performed had a positive effect on the health vocal quality of these individuals, as well as improvement in their quality of life.porVozSaúde vocalProfessoresAvaliação da saúde vocal de professores que atuam numa Faculdade Particular na Cidade de Imperatriz – MA.master thesis202515850