Artiaga, Maria JoséSantos, Maria Joana Granate Leite2017-10-252017-10-252016http://hdl.handle.net/10400.26/19122O presente estudo, surge com o objetivo de compreender a influência da música no desenvolvimento psicomotor. Sendo o ritmo uma das componentes básicas da música e implicando o movimento, tal como defendem Jacques Dalcroze e Carl Orff, a associação da música às atividades físico-motoras torna-se implícita e desejável. As crianças são capazes de desenvolver o ritmo, conseguindo conjugar o que ouvem com o que fazem, ganhando controlo nos movimentos do corpo, sincronizando com o ritmo da música. Para além da sua componente rítmica, a presença da música nas aulas de educação física, é uma ferramenta importante em domínios como a cognição, a sociabilidade e a afetividade, contribuindo para a motivação das crianças e para que elas consigam expressar-se de forma livre. Este trabalho de investigação, apoia-se em estudos realizados por diferentes autores e no testemunho de três profissionais da área da educação física e motora com ampla experiência no trabalho com crianças. Nas entrevistas que deram, contribuíram para uma visão específica e detalhada do tema em questão, com base na formação adquirida e na sua experiência de trabalho.This study aims to understand the influence of music in psychomotor development. Rhythm, as one of the basic components of music, implies movement, as Jacques Dalcroze and Carl Orff uphold, making music and physical-motor expression an implicit and desirable association. Children are capable of developing rhythm, combining what they hear with what they do, gaining control over the movement of their bodies and synchronizing it with music. Not only in its rhythm component, the presence of music in physical education is also an important tool in cognition, sociability and affectivity development, contributing to children's motivation and allowing them to express freely. This research was based on studies by several authors and in interviews with three vastly experienced professionals of Physical and Motor Education Field. They've contributed with a detailed and specific view about the subject in matter based on their professional training and work experience.porMúsicaDesenvolvimento PsicomotorInterdisciplinaridadeEducação Pré-EscolarMusicPsychomotor developmentInterdisciplinarityPre-Primary EducationA influência da música no desenvolvimento psicomotormaster thesis201857715