Sousa, Raquel Galhardo Peres de2012-10-162012-10-162010-11http://hdl.handle.net/10400.26/2577O enoturismo, forma particular de turismo, pode apresentar vantagens para vários players num destino turístico. O presente estudo de caso, tenta demonstrar os recursos necessários para a implementação do enoturismo num território, nas adegas, bem como compreender a importância que assume para a actividade turística nos destinos, enquanto produto turístico estratégico. Para analisar as potencialidades do enoturismo no concelho de Vidigueira, efectuou-se uma recolha de dados qualitativa, na qual foram realizadas 17 entrevistas, semi-estruturadas, a três grupos de actores locais, entendidos decisivos, como o poder local, técnicos do turismo e proprietários das adegas. Com a revisão de literatura seleccionada para o estudo, exposição do turismo concelhio, bem como a análise das informações obtidas pelos diversos interlocutores, o estudo de caso conclui que o concelho de Vidigueira dispõe de recursos para apostar na implementação do enoturismo. O estudo constata também que o turismo de vinhos ou o enoturismo nas adegas pode ser um dos motores para desenvolver a actividade turística concelhia.Wine tourism, this special form of tourism, can present advantages to many players at tourism destination. The present case study try to demonstrate the resources necessary to implement wine tourism in territory, in wineries, as well to understand the importance that it plays in tourism at destinations as strategic tourism product. To analyze the potentialities of the wine tourism in Vidigueira council, a qualitative research was done to collect the data trough 17 interviews, semi-structured, to tree local actors, considered decisive, like local power, tourism technician and wine producers ( wineries). Through the review literature, selected for this study, and with the exposure of the council 5| 184 tourism activity , with analyze of information of the interviews, the case study concludes that Vidigueira Council has resources for the implementation of the wine tourism, wineries’ tourism, and evidences that wine tourism can be one of the ways to stimulate tourism activity in this council. Key-words: Tourism resources; Wine Tourism; Wineries´ tourism, Wine Tourism Destination; Development of tourism activity, Vidigueira council.porEnoturismoTurismo de vinhosVidigueiraEnotourismWine TourismEnoturismo: potencialidades no concelho de Vidigueiramaster thesis