Ramos, CasimiroDias, JorgeDidalelwa Hilongwa Peuyadi, Osvaldo2018-06-262018-06-262018-01-152018http://hdl.handle.net/10400.26/23175A presente dissertação pretende de forma geral comparar o comportamento de duas instituições bancárias no âmbito da ética na gestão por objetivos, nomeadamente o Banco Espírito Santo (actual Novo Banco) e o Crédito Agrícola. O tema foi tratado no âmbito da gestão das organizações, enquadrando-o na crise que afectou o sistema económico e financeiro mundial de 2007/9 com maior enfoque na crise da banca em Portugal, tendo em consideração as possíveis razões que levaram a que o BES falisse e o Crédito Agrícola perseverasse mesmo desenvolvendo actividades similares. Neste estudo procuramos dar maior relevância à ética da responsabilidade e à ética da felicidade como forma de contribuir para que as empresas e organizações em geral sejam sustentáveis a longo prazo. Além disso, apresentamos o sistema de Gestão por Objetivos como meio para a motivação dos colaboradores no seu desempenho e como contribuição para uma maior performance organizacional. Uma das maiores conclusões do estudo foi o facto de que apesar do BES ser visto por muitos como um fracasso em termos de gestão e comportamento ético e o Crédito Agrícola como um caso de sucesso no exercício da sua actividade; dentre os clientes de ambos os bancos inqueridos, os clientes do BES foram os que maior confiança apresentaram na instituição.porGestão por ObjetivosÉticaBancaFelicidadeConfiançaA ÉTICA NA GESTÃO POR OBJETIVOSEstudo comparado: BES (Banco Espírito Santo) Vs Crédito Agrícolamaster thesis201947889