Bettencourt, MeríciaFernandes, Rubina2018-09-132018-09-132018-06-15http://hdl.handle.net/10400.26/24116A essência da profissão de enfermagem é o cuidar. Um cuidar onde, não só são exigidos os conhecimentos técnicos e científicos, mas também os que nos capacitam para os cuidados relacionais, humanos e éticos. Com o propósito de ser e fazer melhor, procurando o aperfeiçoamento das minhas competências, bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos, relacionais e éticos decidi ingressar no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. A elaboração deste relatório é o culminar de todas as experiências vividas, e tem como objetivo relatar as competências adquiridas e desenvolvidos ao longo dos dezoito meses de curso. Foi utilizada uma metodologia descritiva, crítico- reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o caminho percorrido ao longo do estágio realizado em três contextos distintos, tendo como destaque a abordagem à pessoa em situação crítica. Neste relatório, são apresentadas, fundamentadas e discutidas as competências comuns do enfermeiro especialista desenvolvidas, relativas à responsabilidade profissional, ética e legal, à melhoria contínua da qualidade, à gestão dos cuidados e às aprendizagens profissionais. É, também, dada ênfase ao desenvolvimento das competências específicas no domínio do cuidado à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, das respostas em situações de catástrofe e na prevenção da infeção. Este percurso académico permitiu-me, igualmente, desenvolver as competências indicadas para o segundo ciclo do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha. Estas concretizaram-se através da demonstração de conhecimentos e capacidade de compreensão em diferentes situações complexas e não familiares, pela análise crítico-reflexivo e a utilização de modelos de tomada de decisão. Desenvolvi, igualmente, a capacidade de comunicação, expondo o resultado da pesquisa para fundamentar o projeto de autoformação. A elaboração deste projeto e o seu relatório contribuíram para a minha autonomização no delinear da minha formação atual e futura. A construção de uma identidade pessoal e profissional mais sólida, assente em competências técnicas, cientificas, relacionais, humanas e éticas, altamente diferenciadas, proporcionar-me-ão maior segurança nos cuidados e respostas cabais às pessoas ao meu cuidado.The essence of the nursing profession is caring. A care where not only technical and scientific knowledge are demanded but also those that enable us for relational, human and ethical care are required. In order to be and do better, seeking to improve my skills, as well as the development of scientific, technical, relational and ethical knowledge I decided to join the 2nd Masters course in Medical-Surgical Nursing at the São José de Cluny Nursing School. The preparation of this article is the culmination of all the experiences and aims to report the skills acquired and developed over the eighteen months of the course. A descriptive, critical-reflexive methodology based on scientific evidence was used, highlighting the path taken along the internships carried out in three distinct contexts, with emphasis on the approach to the person in critical situation. In this report, the common specialist nurse competences developed, related to professional, ethical and legal responsibility, continuous improvement of quality, management of care and professional learning are presented, substantiated and discussed. Emphasis is also placed on the development of specific skills in the area of care for the individual experiencing complex processes of critical illness, responses in catastrophic situations and prevention of infection. This academic course has also allowed me to develop the competences indicated for the second cycle of higher education, as recommended by the Bologna Process. These materialize through the demonstration of knowledge and ability to understand in different complex and unfamiliar situations, by the critical-reflexive analysis and by the use of decision-making models, I strengthened my decision-making ability. I developed the communication capacity, exposing the result of a research to support the self-training project. The preparation of this project and its report contributed to my autonomization in the delineation of my current and future formation. Building a more solid personal and professional identity based on highly differentiated technical, scientific, relational, human, and ethical skills will provide me with greater security in the care and responsiveness of the people in my care.porEnfermagem médico-cirúrgicaCompetênciasDoente críticoCuidado especializado à pessoa em situação crítica: Do contexto de urgência ao contexto de cuidados intensivos coronáriosmaster thesis201973596