Santos, Carolina2012-04-162012-04-162010http://hdl.handle.net/10400.26/2080O Ensino Superior enfrenta hoje em dia as consequências de uma tendência na estrutura demográfica que se reflecte na diminuição do número de alunos que acede aos cursos superiores. Captar, recrutar e fidelizar os jovens é o maior desafio que as instituições enfrentam para sobreviverem. Adoptar estratégias de marketing adequadas e inovadoras, conhecer as necessidades, as expectativas e a satisfação dos alunos é prioritário para obter vantagens competitivas e operar no mercado estudantil da forma mais eficaz. Paralelamente, a concorrência entre as instituições aumenta, sejam elas de ensino privado ou público, disponibilizando um vasto leque de opções de oferta formativa em todo o território nacional. Os professores, por seu lado, são confrontados com uma nova realidade originada pela obrigatoriedade de cumprir horas de orientação tutorial preconizada pelo processo de Bolonha, o que implica novos modelos de trabalho. A tese de doutoramento agora iniciada, incluída na área temática do Marketing nas instituições de Ensino Superior, pretende responder à questão: Qual a importância das tutorias online para a melhoria do grau de satisfação dos alunos do Ensino Superior?porsatisfaçãomarketingensino superioraprendizagemtutore-tutorSatisfação e aprendizagem: tutorias online no ensino superior, num cursos de marketingSatisfaction and learning: online tutoring in higher education within a marketing courseconference object