Rodrigues, Liliana Rafaela Oliveira2024-02-022023-11-30203496353http://hdl.handle.net/10400.26/49541O presente trabalho integra o relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A criança depende dos cuidados da família, os quais devem dar resposta às suas necessidades, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, até que ela consiga alcançar a sua autonomia. A primeira infância consiste num período decisivo, no qual é expectável que a criança adquira o perfil de aptidões que será base para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e moral. Emergiu no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a necessidade de investir na prevenção das perturbações emocionais e de comportamento, sendo inerente avaliações regulares da relação emocional, com base nos cuidados antecipatórios. A aquisição da autorregulação saudável resulta da interação entre os fatores biológicos e o ambiente, contribuindo para melhores níveis de saúde mental e para que a criança apresente rendimento nos domínios social, académico e relacional. Para que este processo evolua predomina o papel do núcleo familiar, com as crianças a aprender sobre emoções através das respostas dos seus pais às suas próprias emoções. Como objetivos transversais a todos os contextos pretende-se desenvolver competências de Enfermeiro Especialista com foco no desenvolvimento emocional da criança e promover a parceria com os pais na otimização desse desenvolvimento. Como resultados e apesar do foco ser o binómio criança-família, neste trabalho predominam intervenções dirigidas aos enfermeiros.This work is part of the internship report for obtaining a master’s degree in child and Pediatric Health Nursing. The child relies on their family, which must respond to their needs, promoting their healthy growth and development, until they can achieve their autonomy. Early childhood is a decisive period, in which children are expected to acquire the profile of skills that will be the basis for their intellectual, emotional. and moral development. The need to invest in the prevention of emotional and behavioral disorders emerged in the National Program for Child and Youth Health, with regular assessments of the emotional relationship being inherent, based on anticipatory care. The acquisition of healthy self-regulation results from the interaction between biological factors and the environment, contributing to better levels of mental health and for the child to perform in the social, academic, and relational domains. For this process to evolve, the role of the family nucleus predominates, with children learning about emotions through their parents' responses to their own emotions. As transversal objectives to all contexts, it is intended to develop Specialist Nurse skills with a focus on the emotional development of the child and to promote a partnership with parents in optimizing this development. As a result, and despite the focus being on the child-family binomial, interventions aimed at nurses predominate in this work.pordesenvolvimento emocionalcriançaautorregulaçãoemotional developmentchildself-regulationEmpowerment para o desenvolvimento emocional da criança: intervenção do EESIPmaster thesis