Dias, ÁlvaroRibeiro Ribeiras, Maria de Fátima2018-07-312018-07-312018-07-262018-07-10http://hdl.handle.net/10400.26/23522A presente investigação corresponde ao resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de obtenção do grau de Mestrado em Estratégia de Investimento e internacionalização e cujo propósito foi o de analisar de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser consideradas como um fator preponderante na educação, formação e inclusão social para o incremento do capital humano em Moçambique. Para o efeito, optou-se por uma abordagem qualitativa, baseada num estudo relativo aos CPRDs, através das entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos formandos e formadores, para além da análise documental, nomeadamente pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações e teses, entre outros. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo das entrevistas e das informações obtidas de forma a permitir uma melhor compreensão do leitor. Este trabalho não pretende, de maneira alguma, esgotar todos assuntos relacionados com as TIC no setor da educação e formação e muito menos estudar o seu impato. Assim sendo, pretendemos que este seja mais um contributo para a reflexão e discussão das TIC em Moçambique. As principais conclusões, demonstram que as TIC contribuem na educação, formação e inclusão social para o incremento do capital humano através da oferta de novas oportunidades, obtenção de conhecimentos e saberes, com repercussões ao nível do desempenho individual e organizacional.porEducaçãoformaçãoInclusão SocialTICMoçambiqueAs Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de Inclusão Social em Moçambiquemaster thesis201959356