Margarido, PauloAgostinho, Henrique Leitão2016-01-212016-01-212015-10http://hdl.handle.net/10400.26/11037Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA indústria farmacêutica tem um papel de grande relevo na evolução da sociedade, contribuindo para o aumento dos índices da qualidade de vida e da economia. Trata-se de um setor robusto que constitui um dos principais pilares das economias industrializadas. Um dos objetivos centrais da indústria farmacêutica é procurar inovações, sendo o marketing farmacêutico o responsável por divulgar essas mesmas através da promoção dos produtos junto dos profissionais de saúde. Conhecer os fatores de influência no ato da prescrição de novos medicamentos e o estudo do marketing tornam-se muito relevantes para este setor, pois permite que este se adeque e utilize os melhores meios disponíveis para comunicar e informar os seus clientes alvos, neste caso particular, médicos. Os avanços tecnológicos como o aparecimento da Internet, Internet móvel, uso de dispositivos móveis, mudou a forma como comunicamos e a classe médica não é exceção. Neste sentido, e também devido ao facto de os médicos possuírem cada vez menos disponibilidade para a indústria farmacêutica, este setor da indústria deve repensar a utilização dos canais de comunicação, sendo que a via digital pode ser uma alternativa. Desta forma, conhecer as ferramentas do marketing digital e a forma como a classe médica as recebe, deve ser um ponto crucial de estudo para este setor num futuro próximo.porIndústria farmacêuticaClasse médicaComunicaçãoMarketing digitalMarketing digital na indústria farmacêuticamaster thesis201006707