Mendes, FátimaOliveira, HéliaBrocardo, Joana2014-02-132014-02-132011-09978-972-8768-48-5http://hdl.handle.net/10400.26/5681Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.porAprendizagem da multiplicaçãoSentido do númeroTarefas matemáticasProcedimentos dos alunosAs potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicaçãoconference object