Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Subtil, Andreia Silvério2020-01-302020-01-302019http://hdl.handle.net/10400.26/31130Constatou-se que as crianças manifestam algumas dificuldades em compreender o espaço e, consequentemente, em representá-lo. Verificou-se, também, que os mapas em sala de aula são desvalorizados para o desenvolvimento de aptidões espaciais. Desta forma, o presente Relatório Final aliou a necessidade em compreender como as crianças se apropriam do espaço com a vontade de conhecer como se ensina a leitura de mapas a crianças e, ainda, de que forma estes podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades espaciais. Foram propostas atividades a uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, composta por 25 crianças, pertencente a uma escola da cidade de Coimbra. Partindo deste trabalho, os/as alunos/as admitiram que aprenderam a trabalhar em grupo, desenvolvendo competências de partilha, cooperação e negociação. Os resultados obtidos indicaram que todas as crianças gostaram de realizar as atividades porque se sentiram motivadas e aprenderam de uma forma diferente da realidade do grupo. Quanto às aprendizagens ligadas ao tema da cartografia, as crianças destacaram o reconhecimento da importância dos mapas, o desenvolvimento de noções espaciais recorrendo a mapas e a compreensão da planta da sala. Com isto, reconhece-se um sentido positivo das aprendizagens alcançadas pelas crianças. Concluiu-se que contactar diretamente com mapas desde cedo sugere um olhar mais atento ao que nos rodeia, levando-nos a questionar e a refletir sobre o espaço. Proporciona, ainda, o reconhecimento da importância dos mapas e em saber lê-los.porDesenvolvimento EspacialRepresentação do EspaçoCartografiaAlfabetização CartográficaDesenvolvendo noções espaciais através da cartografiamaster thesis202381838