Ferraz, Nuno2015-10-072015-10-072015-07http://hdl.handle.net/10400.26/9872Este trabalho de investigação, intitulado com o tema “ Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de liderança do Cadete Aluno de Infantaria”, tem como finalidade identificar quais as áreas científicas/pilares tradicionais da Academia Militar que mais contribuem para o desenvolvimento de competências de liderança no Cadete e Aspirante Aluno a fim de colmatar falhas existente na formação dos futuros oficiais do Quadro Permanente. Com efeito, foram recolhidos numa primeira fase, todos os dados sociodemográficos e notas das unidades curriculares (UC) de todos os Cadetes Aluno do Curso Exército Armas, bem como, dos Cadetes Alunos e Aspirantes do Curso de Infantaria. Seguidamente, foi aplicado um inquérito por questionário composto por determinadas questões de carater sociodemográfico, além dos 120 itens associadas a 24 competências de liderança aplicadas ao estudo, a fim de avaliar a perceção dos 112 Cadetes relativamente às mesmas. Após todos os inquiridos terem respondido ao inquérito, foi elaborada uma base de dados em Microsoft Excel, com toda a informação recolhida até ao momento, para se iniciar o tratamento e análise estatística de dados através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). De forma a apresentar resultados mais palpáveis e credíveis a análise estatística procedeu-se de duas maneiras distintas, nomeadamente por áreas científicas e por pilares que a Academia Militar (AM) se rege. Assim, no que concerne à análise de dados, registamos inúmeras diferenças significativas entre as competências de liderança e os anos escolares, nomeadamente: “Aptidão técnico-profissional”, “Capacidade de Resolução de Problemas”, “Orientação para a Tarefa”, “Promoção e Desenvolvimento”, “Reconhecimento e Valorização”, “Transparência” e “Trabalho de Equipa e Coesão”. Registamos também correlações significativas entre várias competências de liderança, as áreas científicas por ano e os pilares tradicionais da AM por ano. Já as regressões lineares, procuram identificar variáveis preditoras que contribuíam para o desenvolvimento de competências de liderança. Assim concluiu-se que a Instrução Militar (IM) apresenta ser uma variável preditora da “Auto Confiança”, “Comunicação Assertiva”, “Empatia”, “Flexibilidade e Adaptabilidade”, “Aptidão técnico-profissional”, “Auto Controlo”, “Influência/Referência”, “Liderança Participativa”, “Orientação para a Tarefa”, “Promoção e Desenvolvimento” e, ainda, de “Relações interpessoais”. Por ultimo, o Treino Físico (TF) apresenta ser a variável preditora da “Aptidão técnicoprofissional”, “Auto Confiança”, “Gestor de Conflitos e Negociação”, “Proatividade” e “Visão”.Abstract This research work titled with the theme “Identification of the academic predictors for the development of leadership skills Infantry cadets”, has the aim to identify which subjects in the Military Academy contributes most to the development of leadership skills in the Cadet and Aspiring Student, in order to release some gaps in the stud ies of the future officers of the Permanent Staff. In this sense, in a first phase it was collected, all sociodemographic data and notes of the unit courses (UC), of all Army Cadets from the Army Weapons Course, as well as Cadets and Aspiring of the Infantry Course. Then, a questionnaire was applied consisting of certain issues of socio-demographic character, besides the 120 items associated with the 24 leadership skills applied to the study, in order to evaluate the perception of 112 cadets. After all of them having responded to the survey, a database was developed in Microsoft Excel, with all the information gathered so far, to start the treatment and statistical anlyses of the data using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). In order to present more tangible and credible results, the statistical analysis was proceeded in two different ways, namely by scientific areas and through aims that the Military Academy (MA) is governed. So, regarding to the data analysis we noticed some significant differences between the leadership skills, the school years, namely in “Professional Fitness Coach”, “Problem Solving Capacity”, “Tasks Orientation”, “Promotion and Development”, “Recognition and Apreciation”, “Transparency” and “Team Work and Coherency”. We noticed also a significant correlation between various leadership skills, the scientific areas per year and the traditional aims and pillars of the MA per year. The linear regressions try to identify the predictive variables that contributed to the development of the leadership skills. So we concluded the Military Instruction (MI) has to be a variable predictor of “Self Confidence”, “Assertive Communication”, “Empathy, Flexibility and Adaptability”, “Professional Fitness Coach”, “Self Control”, “Influence/Reference”, “Participatory Leadership”, “Tasks Orientation”, “Promotion and Development” and “Interpersonal Realtionships”. Finally, The Physical Training (PT), has to be a predictor variable of the “Professional Fitness Coach”, “Self Confidence”, “Management of conflicts and negotiation”, “Proactivity” and “Vision”.porVariáveis preditorasCompetências de LiderançaUnidades CurricularesCadetes e Aspirantes AlunosAcademia MilitarIdentificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno de Infantariamaster thesis201408538