Madeira, Nuno José Valente LopesRosa, Jorge Miguel Reis Alpedrinha Matos2018-02-152018-02-1520172017http://hdl.handle.net/10400.26/21241Com o surgimento do conceito BigData, o universo empresarial começou a despertar para a necessidade de se poderem processar e analisar largas quantidades de dados por forma gerar as informações analíticas adequadas a cada orientação de negócio de modo exato e conciso, visando um melhor suporte à decisão. Em resposta a esta necessidade crescente, a SAP lançou em 2010 a plataforma In-Memory denominada SAP HANA 1.0, cujo intuito é de evoluir os produtos que manobram com elevadas quantidades de dados e, em sequência, implicam processos de elevada complexidade. Inicialmente, foi aplicado ao SAP BW e, à posteriori, ao SAP ERP. As vantagens apresentadas pelos Clientes passam pela resposta estratégia ao negócio e às necessidades deste. Mais ainda agora com a introdução de outras fontes de informação – tal como as redes sociais – associadas ao crescimento rápido da tecnologia. Prevê-se que dentro de alguns anos se deixe de ter a preocupação do limite tecnológico.porBigDataAnalíticaSAPHANAERPBWIn-MemorySuporte à decisãoOs principais produtos SAP em ambiente empresarial no contexto de BigDatamaster thesis201835088