Neves, Maria Elisabete DuarteSilva, Rui Jorge Rodrigues daCancela, Beatriz Rosa LopesRoxo, Adriana do Carmo2024-08-052024http://hdl.handle.net/10400.26/51476Atualmente, o digital, e de forma particular as redes sociais, têm desempenhado uma posição importante na vida das pessoas, mas também estão a começar a ser notáveis nas empresas. Assim, este estudo tem como objetivo perceber qual o impacto do uso das redes sociais no desempenho empresarial. De forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se a uma recolha de dados, através de um questionário estruturado entre dezembro de 2023 e abril de 2024, do qual resultou uma amostra constituída por 171 empresas portuguesas. Os dados obtidos foram testados em Smart PLS 4, e recorreu-se ao modelo Partial Least Squares Structural Equation Modelling (PLS-SEM) para testar as hipóteses propostas. Os resultados demonstram que a adoção das redes sociais influencia fortemente o desempenho empresarial. E, por sua vez, o uso das redes sociais é influenciado pelas características organizacionais, mas principalmente pelo reconhecimento social, fortalecido pelos clientes. Este trabalho é original, dado estar pouco explorado em contexto empresarial português, com cultura organizacional e características económicas específicas de um pequeno país orientado à banca. Além disso, o mesmo tem a capacidade de auxiliar os gestores e potenciais investidores ou reguladores a tomarem decisões informadas, que conduzam a mais desempenho empresarial e consequente, crescimento económico.porDesempenho empresarialRedes sociaisReconhecimento socialCaracterísticas organizacionaisClienteO impacto das redes sociais no desempenho empresarialmaster thesis203670779