Brocardo, JoanaSerrazina, LurdesRocha, IsabelMendes, FátimaMenino, HugoFerreira, Elvira2014-01-062014-01-062008-09http://hdl.handle.net/10400.26/5151Comunicação apresentada em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigadores en Educación Matemática (SEIEM), Badajoz, 3-6 setembro 2008Nesta comunicação faremos uma apresentação global do projecto “Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares”. Para além da fundamentação teórica e da metodologia são apresentados resumidamente dois dos estudos de caso realizados procurando ilustrar os dados obtidos com a realização do projecto focando três aspectos principais: a organização das aprendizagens a partir das produções dos alunos, as características das tarefas e o papel do professor.In this communication we will present the Project “Number sense development: curricular demands and perspectives". Besides providing the theoretical basis and the methodology followed in this Project, we present a summary of two case studies. The data focus three main aspects: students’ learning organizations based on their productions, tasks’ characteristics, and the teacher’s role.porEnsino da matemáticaSentido de númeroActividades de aprendizagemDesenvolvimento curricularProfessores de matemáticaPapel do professorEstudos de casoUm projecto centrado no sentido do númeroconference object