Ana Filipa Castro Silva2019-02-122019-02-122017-07-21http://hdl.handle.net/10400.26/27796A literatura parece reconhecer que, cada vez mais, é necessário apostar na qualidade e formação dos/as educadores/as de infância, para que correspondam aos interesses e às necessidades das crianças. Este estudo tem como finalidade auferir o impacto da experiência profissional de educadores/as nas suas práticas de promoção da abordagem à escrita. Para este estudo, utilizou-se um método não probabilístico de amostragem por conveniência e participaram cinco educadoras de infância, com tempo de serviço entre os 19 e os 31 anos. Utilizou-se para recolha de dados um inquérito, que permitiu recolher informação sobre a formação, as práticas, a organização do espaço, bem como a frequência de ações de formação e as intenções das educadoras no âmbito da abordagem à escrita na educação pré-escolar. Os resultados da estatística descritiva e inferencial sugerem a ausência de associação entre o número de anos de prática das educadoras e as suas práticas de abordagem à escrita. Tendo em conta a reduzida dimensão da amostra e a escassa variabilidade entre as participantes, estudos futuros deverão continuar a estudar esta questão de investigação com amostras mais representativas.por´Anos de experiência´´Experiência profissional´´Práticas´´Abordagem à escrita´´Educação Pré-escolar´O Impacto da Experiência Profissional na Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolarmaster thesis201924021