Luís Reis, JoséRibeiro, Maria2020-10-232020-10-232020-09-28http://hdl.handle.net/10400.26/33773Num mundo cada vez mais competitivo focado no sucesso, as empresas procuram algo que as diferencie do resto do mercado através da valorização dos seus colaboradores. O marketing interno numa organização é fulcral para o êxito da empresa, é fundamental encontrar novas estratégias que valorizem os recursos humanos tornando-se um fator marcante para aumentar a competitividade das organizações. A literatura refere que as ações de endomarketing cooperam para a comunicação e relação da organização com os seus colaboradores. ET descrita como uma troca, a organização oferece recursos para que os colaboradores se envolvam mais e sejam mais ativos no meio organizacional. Através desta valorização e satisfação do colaborador, há um maior envolvimento no seu trabalho e uma felicidade agregada o que originará uma vantagem competitiva da empresa no mercado. Este estudo tem como objetivo analisar a Felicidade Organizacional dos colaboradores da empresa Transportes Pascoal, S.A., através das práticas de endomarketing, tendo sido efetuado um inquérito aos colaboradores da empresa, concluindo-se a partir da análise dos resultados obtidos que a média da felicidade organizacional é avaliada como boa.porMarketing internoEndomarketingFelicidade organizacionalSatisfaçãoA importância do endomarketing na felicidade dos colaboradores - estudo de caso na Transportes Pascoalmaster thesis202525694