Brito, RitaFerreira, Andreia2022-02-162022-02-162021-07-092021-01-28http://hdl.handle.net/10400.26/39352Este trabalho, que teve como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, permitiu a realização de uma investigação científica, neste caso sobre a “Promoção do desenvolvimento da Autonomia da Criança dos três aos seis anos no contexto de três modelos pedagógicos: Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna”. Esta investigação irá permitir ter o conhecimento da evolução da Educação em Portugal entre os séculos XIX e XX, o conhecimento da origem de três modelos pedagógicos, Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna, descrevendo a sua estrutura e o papel do educador, focando-nos na importância do desenvolvimento da autonomia da criança e na forma como cada um trabalha esta questão. Realizou-se uma investigação qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi estruturadas a nove educadoras de infância, foi possível verificar a forma como na realidade, em sala de atividades e no dia a dia, a criança desenvolve a sua autonomia consoante os três modelos pedagógicos referidos. A importância de aprender a aprofundar novos conhecimentos é bastante relevante para a formação individual de cada futuro Educador e Professor. Esta investigação mostrou-nos de uma forma geral, que a estrutura dos modelos Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna, a forma como eles foram pensados e são aplicados, o ambiente que é criado e pensado nas crianças, como os materiais e as dinâmicas diárias são apresentadas às crianças, tornam-se fatores que influenciam o desenvolvimento da autonomia da criança.This work, which aimed to obtain a Master's degree in Pre-School Education, allowed the realization of a scientific investigation, in this case on the “Promotion of the development of Child Autonomy from three to six years old in the context of three pedagogical models: Montessori, High Scope and Modern School Movement”. This investigation will allow us to have the knowledge of the evolution of Education in Portugal between the 19th and 20th centuries, the knowledge of the origin of three pedagogical models, Montessori, High Scope and Modern School Movement, describing their structure and the role of the educator, focusing us on the importance of the development of the child's autonomy and on the way each one works on this issue. A qualitative investigation was carried out, with semi-structured interviews carried out with nine kindergarten teachers, it was possible to verify how, in reality, in the classroom and in daily life, the child develops its autonomy according to the three pedagogical models mentioned. The importance of learning to deepen new knowledge is very relevant for the individual training of each future Educator and Teacher. This investigation showed us, in general, that the structure of the Montessori, High Scope and Movimento da Escola Moderna models, the way they were designed and applied, the environment that is created and thought of in children, such as the materials and daily dynamics are presented to children, they become factors that influence the development of the child's autonomy.porAutonomia, crianças 3-6 anos, Modelo Montessori, Modelo High Scope, Modelo Movimento da Escola ModernaAutonomy, children 3-6 years old, Montessori Model, High Scope Model, Modern School Movement Model.A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA DOS 3 AOS 6 ANOS NO CONTEXTO DE TRÊS MODELOS PEDAGÓGICOS: MONTESSORI, HIGH SCOPE E MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNAmaster thesis202942414