Ruivo, Isabel Maria SilvaLucas, Sónia Isabel Mateus2019-12-062019-12-062019-11-25http://hdl.handle.net/10400.26/30401O presente Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes estratégias observadas e aplicadas, no decorrer do percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do estágio tive a oportunidade de identificar, aplicar, entender e refletir sobre práticas pedagógicas, o que é fundamental para o futuro profissional que anseio. O relatório está dividido em quatro capítulos. No primeiro encontram-se os relatos diários de algumas observações, bem como de algumas atividades e aulas que tive oportunidade de realizar com as crianças de diferentes faixas etárias (dos 3 aos 9 anos). Ao todo são dez relatos que cobrem diferentes áreas e domínios da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e estão devidamente fundamentados. O segundo capítulo apresenta oito planificações de atividades e aulas realizadas por mim nos referidos níveis de ensino. No terceiro capítulo apresento quatro dispositivos de avaliação de propostas de atividades aplicadas por mim em diferentes grupos e turmas, devidamente interpretados e fundamentados. Por último, no quarto capítulo dou a conhecer o Projeto – A abelha faz mal ou faz mel?, da minha autoria e pensado para ser realizado junto de crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pois considero fundamental o despertar das crianças para seres preciosos como as abelhas. As considerações finais, são o último ponto do relatório e apresentam uma reflexão de todo o trabalho realizado ao longo do Mestrado.porrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis202328171