Jorge, RuiSantos, Maria Luís2020-02-212020-02-212019-10-17http://hdl.handle.net/10400.26/31496Este trabalho realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular que integra o Mestrado em Ensino da Música. Foi na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) que se concretizou o estágio profissional da PES. Este trabalho está dividido em duas partes. A Parte I deste relatório final é relativa à PES e pretendeu mostrar toda a informação recolhida durante o estágio e o seu devido relatório. Elaborou-se inicialmente uma estrutura e delineou-se os objetivos da PES onde são apresentadas várias reflexões sobre esta prática que ocorreu na PES. São apresentadas as metodologias das aulas lecionadas e supervisionadas. Para além disso, é retratada uma breve reflexão das aulas observadas. Por fim, refletiu-se sobre os contributos do estágio para o desenvolvimento profissional e analisou-se, na globalidade, a prática docente desenvolvida. A Parte II é referente ao projeto de investigação com o tema A importância da disciplina de classe de conjunto no plano curricular do 3º ao 5º grau - Temas portugueses no repertório para ensemble de cordas. A investigação utilizou métodos de recolhas de dados, como observação direta, questionários e entrevistas, onde é necessário analisá-los e refletir para chegar a uma ou várias conclusões. O objetivo desta investigação é perceber se é ou não vantajosa a introdução de temas portugueses, no repertório do plano curricular de ensemble de cordas.porPrática de ensino supervisionadaRepertórioEnsemble de cordasTemas portuguesesArranjos musicaisA importância da disciplina de classe de conjunto no plano curricular do 3º grau ao 5º grau:temas portugueses no repertório para ensemble de cordasmaster thesis202439208