Dias, Álvarode Matos Coimbra, Mário Manuel2017-07-272017-07-272017-07-172017-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/18689Esta investigação tem como objetivo geral perceber quais os antecedentes da criação de valor em produtos e serviços locais. Trata-se de um aspeto importante no desenvolvimento das comunidades rurais, inclusivamente na redução de pobreza, uma vez que, além do distanciamento dos grandes polos de consumo, estas comunidades e empresas locais apresentam carências ao nível das competências de marketing, gestão e inovação. O estudo empírico desenvolvido teve como base a recolha de múltiplos estudos de caso, especificamente os casos de Alte - a Aldeia mais Típica do Algarve, as Aldeias de Xisto, o Surf Português e a Aguardente Vínica da Lourinhã. Os resultados sugerem que o marketing e a marca, a inovação, a valorização do local de origem e a cooperação e gestão do conhecimento têm implicações na criação de valor dos produtos e serviços locais. A integração do processo produtivo apresentou apenas implicações parciais na criação de valor dos produtos e serviços locais.porcriação de valor, gestão de valor do cliente, valor dos produtos regionais, qualidade percebida, valorização do local de origem.Criação de Valor nos Produtos Regionais. Uma Investigação através de Casos Múltiplosmaster thesis201723964