Monteiro, MárciaFreitas, Maria Isabel Monteiro de2023-01-262022-10-202022-08-04http://hdl.handle.net/10400.26/43377Os últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização.porPlano de MarketingMarketing RelacionalMarketing DigitalMarketing InternoMarketing de ServiçosMarketing B2BEstar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargomaster thesis203196619