Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Dias, Gonçalo Nuno Figueiredo, 1976-Cos, Rita Inês Viegas2024-08-022024-08-022024http://hdl.handle.net/10400.26/51453Este estudo teve como objetivo principal efetuar uma análise do conceito de Brincar em crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1º CEB. A amostra foi constituída por 1270 pais e/ou tutores legais das crianças (41 ± 6 anos de idade), 1157 do sexo feminino e 113 do sexo masculino. Para efeitos de análise estatística, definiu-se que as crianças do Ensino Pré-Escolar correspondiam à faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade e as crianças do 1º CEB correspondiam à faixa etária dos 6 aos 10 anos de idade. Os resultados permitem concluir que, relativamente à comparação de perceções face à pergunta: “Qual a frase que faz mais sentido para si, relativamente ao Brincar?”, a faixa etária influenciou a perceção dos pais face ao que fazia mais sentido para eles. No que diz respeito à comparação de perceções face à pergunta: “Quando a criança está a brincar, o que valoriza mais?”, constatou-se que a faixa etária influenciou, também, a perceção dos pais.porJogoBrincarEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloMotricidade InfantilAnálise do conceito de brincar em crianças do ensino pré-escolar e do 1º CEBmaster thesis203668804