Costa, Ana LuísaMota, Ana2019-01-042019-01-042018-122019-01http://hdl.handle.net/10400.26/25522O projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.The research project on "The development of compositional writing in a collaborative work approach" allowed to analyze if the collaborative work improved compositional writing with the specific objectives of (i) describe and interpret the pedagogical intervention performed to understand if students without collaborative work habits were able to develop collaborative strategies in the context of collaborative writing, (ii) describe types of discursive mechanisms in the interactions of children that showed collaborative work, (iii) describe ongoing metalinguistic activity in the students' interactions during the writing process and (iv) characterize the punctuation knowledge activated by students during the writing process. The project was implemented in a group from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Education. This project was inserted in a research approach about the practice, integrating itself in a qualitative / interpretative methodological paradigm. The educational intervention was developed through a didactic sequence that allowed to reflect on the role of collaborative work in the development of compositional writing skills.porEscrita colaborativaAtividade metalinguísticaPontuaçãoEscrita compositivaTrabalho colaborativoCollaborative writingMetalinguistic activityPunctuationCompositional writingCollaborative workO desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativomaster thesis202153762