Amorim, Jeane Pimenta2025-04-152025-04-152025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57634Esta dissertação investiga a relação entre a formação docente continuada e os resultados educacionais na rede municipal de ensino de Presidente Sarney, com o intuito de compreender as percepções dos professores, gestores educacionais e outros profissionais da área. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários aplicados aos docentes e gestores, além da análise de documentos, relatórios bimestrais, fichas de avaliação e simulados aplicados aos alunos. Identificaram-se os principais desafios enfrentados pelos professores em relação à formação continuada, destacando a falta de motivação, interesse e tempo como fatores críticos. Esses desafios impactam diretamente a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação nas atividades escolares e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos. A estrutura dos programas de formação docente continuada, organizada bimestralmente e com a participação de mestres e doutores, oferece palestras e atividades educativas. A pesquisa revelou uma influência positiva da formação continuada nos resultados educacionais, especialmente quando direcionada para avaliações de nível nacional, estadual e municipal, como o SAEB. Experiências bem-sucedidas evidenciam a importância de programas específicos e estratégicos para melhorar o desempenho dos alunos. Foi identificada uma correlação entre a participação dos professores em programas de formação continuada e o desempenho dos alunos em exames padronizados. Dados mostram que professores engajados e atualizados contribuem significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos, refletindo positivamente nos resultados educacionais. Recomenda-se a valorização dos professores, a realização de formações mais frequentes e a integração da teoria com a prática pedagógica. A formação docente continuada é essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes.porgestão escolardocenteformaçãoO Impacto da Formação Docente Continuada nos Resultados Educacionais do Ensino Público do Fundamental em Presidente Sarney Maranhão, Brasilmaster thesis203930649