Capitão, Silvino DiasBengui, Euclides Costa Segundo2024-08-232024-08-232021-04-27http://hdl.handle.net/10400.26/51865A Serra da Leba é uma das estradas nacionais mais importantes de Angola, sendo património cultural e económico. A Serra local possui uma rica paisagem e serve de fronteira entre duas regiões distintas do país. Por ser um símbolo para os Angolanos, e ser tão importante, já foi usada como rosto da moeda Angolana. Essa importância estratégica leva a que seja de grande importância o estudo e a conservação deste património.Após várias décadas da entrada em serviço, o pavimento da estrada da Serra da Leba tem vindo a apresentar diversas patologias devido às constantes solicitações, tanto climáticas como do tráfego, as quais contribuem para uma diminuição da qualidade das características mecânicas e funcionais do pavimento.De forma a garantir-se a funcionalidade da infraestrutura, com uma boa qualidade global, é importante controlar as degradações no pavimento, avaliando a capacidade estrutural e funcional, de modo a facilitar o estabelecimento de políticas de reabilitação do pavimento quando necessárias.No presente trabalho realiza-se um estudo sobre as patologias existentes na estrada da Leba, e faz-se um conjunto de análises relativas à estrutura de pavimento existente, com o objetivo de estudar propostas de soluções, de forma a reduzir o desenvolvimento futuro de degradações no pavimento.Por escassez de informação para o estudo, recolheu-se alguma informação por inspeção visual direta da superfície do pavimento, a qual permitiu a simulação de diferentes cenários das condições atuais do pavimento. Esses cenários serviram de base às propostas de soluções de dimensionamento para uma estrutura nova e de reabilitação da existente. As análises efetuadas basearam-se em diferentes metodologias de dimensionamento de pavimento: a Norma 6.1-1Cespanhola, o manual de conceção de pavimentos para a rede rodoviária nacional (portuguesa),o software Paviflex, o método da AASHTO 93, o método empírico-mecanicista da Shell, e o método de dimensionamento MeDiNa do Brasil.Para os cenários simulados, verificou-se que o pavimento da estrada da Serra da Leba necessitade ser reforçado do ponto de vista estrutural. O método MeDiNa revelou-se mais conservador que o método da Shell. Além disso, propôs-se a implementação de algumas ações com o objetivo de monitorizar a evolução das patologias no pavimento. Com essa estratégia, poderá assegurar-se melhores condições de utilização da estrada no futuro, reduzindo também os custos associados à conservação da mesmaporPavimento FlexívelReforço de PavimentoDimensionamento de PavimentoMeDiNaProposta de reabilitação do pavimento da estrada da Serra da Leba em Angolamaster thesis203002326