Ferreira, MafaldaTiago, Joana Silva Vagaroso Cruz2022-01-072022-01-072021-09-28http://hdl.handle.net/10400.26/38721O ano de 2020 será sempre recordado na história mundial como o ano em que se iniciou a pandemia Covid-19. De forma a acompanhar os esforços dos consumidores como seres humanos numa situação pandémica nunca antes vivida, as Organizações adaptaram as suas estratégias de comunicação à Covid-19. Para tal, a sua comunicação organizacional transformou-se em mensagens de gratidão a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à pandemia Covid-19; em mensagens de empatia e força a todos os consumidores que, de uma maneira ou de outra, estão a ser afetados pela pandemia; em mensagens de incentivo e apelo ao isolamento social voluntário, como forma de travar a propagação do vírus e em mensagens que reforçam o compromisso da responsabilidade partilhada, do esforço coletivo e da conexão humana, para vencer a pandemia. A presente dissertação foca-se no estudo do impacto, durante a pandemia, no comportamento do consumidor e no envolvimento do mesmo, e no pós pandemia, na intenção de compra do consumidor, face às marcas que adaptaram as suas estratégias de comunicação organizacional à pandemia Covid-19. Para a realização desta dissertação foi adotada uma metodologia de investigação mista, sendo que a análise de dados quantitativos foi fundamentada através da implementação de um inquérito por questionário e a análise de dados qualitativos foi sustentada pela metodologia Delphi. Os resultados de ambas as recolhas de dados mostram que todos os esforços feitos pelas Organizações em adaptar a sua comunicação à pandemia Covid-19, terão um impacto positivo no comportamento dos consumidores face às marcas e no envolvimento dos consumidores com as marcas, durante a pandemia, e terão também um impacto positivo na intenção de compra do consumidor face às marcas, no período pós pandémico.porEstratégias de Comunicação OrganizacionalAdaptaçãoPandemia Covid-19Comportamento do ConsumidorEnvolvimento do ConsumidorIntenção de CompraAdaptação das estratégias de comunicação organizacional, em contexto de pandemia covid-19: Impacto no consumidormaster thesis202838005