Rodrigues, RosaAveiro Silva, Maria Manuela2025-07-232025-07-232025-07-172025-07-23http://hdl.handle.net/10400.26/58166A compreensão dos fatores que influenciam a satisfação profissional dos trabalhadores da Administração Pública (AP) é essencial para promover ambientes organizacionais mais produtivos e saudáveis. Através de um modelo de mediação sequencial, pretendeu-se investigar o papel da aquisição de competências, dos resultados da avaliação de desempenho (AD) e das oportunidades de progressão na carreira, na relação entre a formação e a satisfação profissional. A amostra foi constituída por 340 trabalhadores da AP com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos. Este estudo, de caráter transversal, seguiu uma abordagem quantitativa para analisar as relações entre as variáveis e testar as hipóteses formuladas. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de conveniência. A análise da mediação revelou que a formação impacta a satisfação profissional de forma indireta, ao fomentar o desenvolvimento de competências que contribuem para uma melhor avaliação do desempenho e, consequentemente, facilitam a progressão na carreira. Estes resultados destacam a relevância de implementar estratégias organizacionais que incentivem oportunidades de formação em consonância com os planos de crescimento e os sistemas de AD.porformaçãoaquisição de competênciasresultados da avaliação de desempenhoprogressão na carreirasatisfação profissionalmediação em sérieTraining and job satisfaction in the public sector: A sequential mediation model on competencies, performance appraisal and career progressionmaster thesis203972414